Manter uma comunidade engajada é uma tarefa desafiadora para muitas empresas. Não basta apenas criar um grupo de seguidores, é preciso cultivar um relacionamento de confiança e valorizar a interação com os clientes. Uma comunidade engajada não só ajuda no fortalecimento da marca, mas também pode ser uma poderosa fonte de vendas e recomendações. Por isso, separamos cinco dicas essenciais para manter sua comunidade ativa. Confira:

Ofereça uma experiência de compra diferenciada

Além de ter um produto de qualidade, é importante que sua loja virtual ofereça uma experiência de compra diferenciada para seus clientes. Disponibilize um atendimento de qualidade, envio rápido e seguro, um pós-venda eficiente, entre outros diferenciais que possam agregar valor à compra.

Invista em conteúdo

Crie conteúdo relevante e de qualidade para sua comunidade. Isso pode ser feito por meio de blog, posts, vídeos, tutoriais, lives, entre outros formatos. Mantenha sua base atualizada sobre novidades da marca, lançamentos de produtos, eventos, entre outras informações legais.

Ofereça benefícios exclusivos

Ofereça benefícios exclusivos para sua comunidade, como descontos especiais, brindes, acesso antecipado a lançamentos, entre outros. Isso ajuda a fortalecer o relacionamento e aumentar o engajamento.

Estimule a interação

crie ações que estimulem a interação entre sua marca e sua comunidade. Isso pode ser feito por meio de desafios, concursos, sorteios, enquetes, entre outros formatos.

Esteja presente nas redes sociais

Frequência e consistência são muito importantes. Interaja com seus seguidores, responda a comentários e mensagens, crie conteúdo exclusivo para as redes sociais, entre outras ações que ajudem a fortalecer o relacionamento com sua comunidade.

Além das dicas mencionadas anteriormente, é importante destacar alguns dados relevantes. De acordo com o relatório "State of the Connected Customer" de 2021,  realizado pela Salesforce, 77% dos clientes acreditam que fazer parte de uma comunidade de marca é muito importante para a conexão com a empresa. Além disso, clientes que participam de comunidades têm um aumento de 12% em sua satisfação geral em relação à marca.

Também foi analisado que os clientes que fazem parte de comunidades engajadas gastam 29% a mais do que os clientes que não fazem parte dessas comunidades, esses clientes são 6,2 vezes mais propensos a comprar novamente da mesma marca e 4,5 vezes mais propensos a indicá-la para amigos e familiares.

Outro dado interessante vem de um estudo da Bain & Company, que mostra que um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar os lucros em até 95%. Isso significa que manter uma comunidade de clientes engajada pode ter um impacto financeiro significativo.

Um aspecto relevante é que a participação ativa de clientes em comunidades pode gerar conteúdo autêntico e de qualidade, que pode ser utilizado em campanhas de marketing e comunicação. Esses clientes também podem se tornar micro influenciadores e embaixadores da marca, ajudando a aumentar a visibilidade e o alcance da mesma. Trouxemos também um caso de sucesso para você se inspirar:

CASE LV STORE

No caso da LV Store, a utilização da plataforma da BrandLovrs foi uma escolha acertada para fortalecer e engajar sua comunidade de clientes e fãs. Com a plataforma, a LV Store conseguiu automatizar e gerir de forma assertiva suas micro influenciadoras, além de oferecer benefícios reais para quem engaja e indica a marca.

Letícia Vaz, fundadora e CEO da LV Store.

A Letícia Vaz, CEO e fundadora da LV, apostou em todas as estratégias e teve um retorno de investimento (ROAS) 13 vezes maior que o valor investido, o resultado vai gerar um lucro de  R $12 milhões em 2023. Tudo isso também é consequência de uma comunidade forte e engajada, composta por mais de 500 embaixadores.

Essa é uma história de inspiração para muitos empreendedores, principalmente quando se trata de investir em comunidades fortes e depender menos de mídias pagas.

Lembre-se de que sua comunidade é uma grande aliada do seu negócio e, por isso, merece atenção e cuidado especial. Além de aumentar vendas, ela pode ajudar a marca a identificar problemas e oportunidades de melhoria, uma vez que os membros da comunidade fornecem feedback valiosos sobre produtos, serviços e experiências.