Já sabemos que os consumidores estão mais propensos a confiar em recomendações de produtos feitas por pessoas do seu círculo social, em comparação com sugestões provenientes das próprias marcas. O conteúdo gerado pelos clientes impulsiona a jornada de compras, mesmo com a presença crescente de chatbots, assistentes de voz, mídias sociais e outras inovações digitais, o conteúdo de pessoas reais é fundamental. Uma pesquisa da Bazaarvoice feita com mais de 2.000 consumidores, revelou que 64% deles consideram as avaliações, comentários, perguntas e respostas, além de fotos enviadas por outros consumidores extremamente importantes e impactantes na hora de escolher um produto.

UGC é o melhor exemplo de marketing boca a boca na nova era digital. A estratégia é eficiente para marcas que desejam aumentar o engajamento do usuário e gerar conversões. Um estudo da Stackla mostra que 60% dos consumidores veem o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) como a forma mais autêntica de conteúdo, a pesquisa também revela que  86% dos consumidores afirmam que o UGC é uma boa indicação da qualidade de um produto ou serviço.

Quando consumidores ouvem sobre sua marca, eles podem ter dúvidas, hesitações ou objeções. O conteúdo gerado pelo usuário pode abordar cada uma dessas questões e preocupações de forma mais eficiente.

Por que o conteúdo gerado pelo usuário é tão importante?

Os compradores perderam o interesse pelas publicidades tradicionais. O crescimento autêntico e orgânico é o novo padrão, e essa novidade requer que as marcas se adaptem e adotem novas estratégias à medida que as mídias sociais se tornam mais populares entre os consumidores. Nutrir UGC autêntico deve ser o principal objetivo das marcas,  quando os seguidores veem sua personalidade de mídia social favorita usando e elogiando seus produtos ou serviços, é mais provável que eles convertam.

De acordo com a Salesforce, o uso de UGC em campanhas de marketing pode aumentar a conversão em até 4 vezes. O uso de UGC também pode aumentar o engajamento do usuário em até 28%.

Sabendo de tudo isso, os profissionais de marketing das empresas mudaram seu foco para o conteúdo online gerado pelo usuário. Postagens, vídeos, comentários e hashtags produzidos por clientes quebram o padrão do marketing tradicional e chamam mais atenção.

O marketing de influenciadores permite que as marcas façam parceria com vozes autênticas para produzir conteúdos. Além dos clientes tradicionais, influenciadores, creators, embaixadores da marca e líderes de opinião importantes são responsáveis ​​por alguns dos conteúdos gerados por usuários de maior impacto nas mídias sociais.

Ao examinar as soluções UGC para sua empresa, é necessário entender que o conteúdo gerado pelo influenciador é uma forma específica de conteúdo gerado pelo usuário. Nem todo UGC deve vir de influenciadores, e é por isso que os dois não são a mesma coisa. 

Aqui está uma comparação rápida de conteúdo gerado pelo usuário e conteúdo gerado pelo influenciador:

Fonte: https://grin.co

Utilizando UGC de forma eficiente

Até certo ponto, o UGC deve acontecer organicamente. Mesmo se você fizer parceria profissional com influenciadores, o melhor UGC é o 100% genuíno. Agora, vamos abordar maneiras de utilizá-lo de forma eficiente:

Ofereça aos criadores exemplos do que você está procurando

Se você sabe que uma abordagem específica de estilo de postagem irá converter, compartilhe com seus influenciadores. Ao oferecer capturas de tela ou links para postagens que ilustrem suas expectativas, seu criador poderá exercitar sua criatividade dentro dos parâmetros corretos. Extraia conteúdo de campanhas anteriores que atingiram seus objetivos. Você pode usar esses exemplos para ilustrar o que gostaria de ver em sua próxima campanha. 

Mas lembre-se: por mais importante que seja discutir as expectativas antes de uma campanha de marketing de influenciadores, permita que eles sejam criativos.  Esteja aberto a novas ideias.

 Criatividade do influenciador = conteúdo impactante


Compartilhe o conteúdo dos seus seguidores nas redes sociais da sua marca

Certifique-se de obter links e capturas de tela do seu UGC. Você também pode pesquisar hashtags ou procurar comentários e compartilhamentos em suas postagens nas páginas oficiais da sua marca.

Quando um seguidor compartilha uma foto ou vídeo com sua marca, você pode repostar esse conteúdo nas suas redes sociais e dar crédito ao usuário original. Isso ajudará a aumentar o engajamento e a lealdade dos seus seguidores, além de aumentar a exposição da sua marca.

Veja esse UGC da LV Store, uma marca de moda sustentável que com a BrandLovrs conquistou uma comunidade de mais de 400 influencers. 

UGC da marca LV Store

Use o UGC para criar conteúdo

Você pode usar o conteúdo gerado pelos seus seguidores para criar novos conteúdos, como vídeos de compilação, blogs ou artigos sobre um determinado tema relacionado à sua marca. Isso não só aumenta a variedade do conteúdo da sua marca, mas também envolve seus seguidores. 

Use o UGC em anúncios pagos

O uso de UGC em anúncios pagos pode ajudar a aumentar a credibilidade da sua marca e gerar mais engajamento. Use imagens ou vídeos gerados pelos seus seguidores em seus anúncios pagos para aumentar a taxa de cliques e conversões.


Aproveite o UGC para fazer collab com os creators

Marcas e creators podem se beneficiar quando criam uma collab. A marca ganha mais engajamento e o creator se sente ainda mais conectado à comunidade. Isso mostra como a conexão entre ambos vai além de vendedor e comprador.

Veja o exemplo de collab da marca Beba Overclock, uma marca de performance drink que está na nossa plataforma e usufrui os benefícios do marketing de influência que nós oferecemos.

Collab da Overclcok com creator.


Ofereça incentivos

Ofereça incentivos, como descontos ou brindes, para incentivar seus seguidores a criarem e compartilharem conteúdo gerado por eles sobre sua marca. Isso aumentará a participação dos seus seguidores e gerará mais conteúdo para a sua marca.

Calcule o envolvimento do UGC do influenciador 

Um indicador da autenticidade do UGC é o engajamento. Você pode calcular manualmente o engajamento, dividindo o número de compartilhamentos e comentários pelo número de seguidores/visualizações. 

Isso te ajudará a pensar em novas estratégias e analisar o que funciona melhor. 

Como você consegue mais UGC de qualidade com a BrandLovrs?

Nossa plataforma de marketing de influência pode ajudar as marcas a obter mais UGC de maneira eficaz, ao conectá-las com creators e influenciadores, podemos ajudá-las a alcançar um público mais amplo e aumentar a fidelidade do cliente.

Com nossa plataforma, empresas transformam clientes em micro influenciadores e embaixadores, permitindo que eles criem e compartilhem conteúdo autêntico relacionado à marca em suas próprias redes sociais e em outras plataformas. Isso aumenta a visibilidade, gera engajamento e impulsiona as vendas. Saiba mais.