Provavelmente você já escutou (ou leu) algumas vezes o termo “embaixador de marca” pela internet, em matérias de publicidade ou nas redes sociais. Mas, pode ainda não estar tão claro em sua mente a real definição e tudo que ele engloba.

Nos últimos 10 anos, os influenciadores digitais ganharam destaque, principalmente nos canais do YouTube, no Instagram e na mais recente plataforma, o TikTok. Esses indivíduos com forte poder de alcance em audiências específicas começaram a ser cobiçados e contratados por marcas em busca da conquista de novos seguidores.

Mas, hoje, os consumidores e as novas gerações, principais tomadoras de decisões  (Millenials e Geração Z), não querem se relacionar com marcas que focam apenas em vender alguma coisa. Eles são mais analíticos, questionadores e desejam relacionamentos autênticos e genuínos.

Então, como criar relevância para que a presença digital da sua marca converta essa “nova audiência” em leads e, mais do que isso, construir um relacionamento sólido com esse público? É aqui que entra a figura do embaixador (Lovr), uma pessoa que também possui poder de influência, que cria conexões reais com a marca e que irá co-criar com ela para o seu futuro. 

Neste artigo, traremos as respostas às principais dúvidas relacionadas aos embaixadores para que você, enquanto marca, possa ingressar nesse novo momento do marketing digital.

Quem é o embaixador de marca?

O embaixador de marca é um conceito que vem do inglês “brand ambassador”, muito forte no mercado americano. Ele diz respeito à pessoa que representa uma marca, o estilo de vida a ela associado e que já possui profundo conhecimento sobre seus produtos.

É aquele indivíduo que desenvolve um vínculo muito forte com sua empresa ou seus produtos de forma natural, por simplesmente gostar ou se identificar com sua cultura, valores e todo contexto envolvido. E, a partir dessa identificação, ele é altamente propenso a falar da sua marca para outras pessoas, tornando-se um porta-voz autêntico.

Portanto, os embaixadores de marca podem ser:

  • Clientes que já utilizam ou utilizaram seus produtos/serviços e exibem seus itens favoritos;
  • Fãs que ainda não possuem seus produtos/serviços, mas que verdadeiramente se identificam com o posicionamento da marca e desejam testar, divulgar e avaliar publicamente;
  • Nano Creators (mínimo 1.000 seguidores), micro Creators (entre 10 mil e 50 mil seguidores)  que possuem certa autoridade no seu nicho de mercado e possuem experiência para co-criarem juntos;
  • Afiliados e representantes que se identificam com a marca, divulgam seus produtos e recebem incentivos.

Nas redes sociais, os embaixadores não possuem um grande número de seguidores como os influenciadores. Porém, isso não é um problema para a sua estratégia de marketing. 

Pelo contrário, por possuírem uma quantidade menor, conseguem administrar e manter relacionamentos mais próximos com sua rede e ter um alto engajamento. Além disso, sua influência vai além do online, com as recomendações “boca a boca” no offline. No Creator POV: O poder de nano e micro Creators no Brasil, podemos ver uma grande relevância e formas de combinar as duas estratégias para maior eficiência.

Segundo o relatório State of the User-Generated Content 2022, da plataforma TINT, 72% dos consumidores confiam mais em avaliações e depoimentos de outros clientes do que na própria marca falando sobre seus produtos. Isso demonstra uma maior conexão com recomendações mais autênticas, como fazem os embaixadores de marca.

Agora, você deve estar se perguntando onde encontrar um embaixador de marca e como a sua marca pode se aproximar ainda mais dele. 

Por já amarem a sua marca ou os seus produtos, a boa notícia é que os embaixadores de marca estão por toda parte e, talvez não saiba, mas você os encontra todos os dias. Eles já estão no seu site, visitando a sua loja, mencionando e conversando com a sua marca nas redes sociais e recomendando os seus produtos para seus seguidores, amigos e familiares.

Ao identificar uma personalidade que promove seus produtos de forma natural e autêntica, você pode iniciar uma conversa e recrutá-lo para construção de uma comunidade na qual criarão conteúdos em colaboração com benefícios para ambos. 

Dessa forma, os embaixadores representam verdadeiros parceiros de marca e esse relacionamento pode perdurar por um longo período de tempo.

O que faz um embaixador de marca?

Um embaixador de marca pode ir além de criar reviews de produtos e publicá-las em suas redes sociais. Ele também constrói conteúdos autênticos, baseados em suas experiências reais com a marca e responde dúvidas de seus seguidores em relação aos produtos que divulga.

Ele é um verdadeiro porta voz que fala da sua marca e do que ela vende para familiares e amigos, sempre se referindo de forma bastante positiva e empolgada. Afinal, ele ama o produto que comprou e que usa sempre.

Portanto, eles não enxergam na marca apenas uma maneira de obter incentivos, não é só uma postagem com retorno financeiro. É algo que já faz parte do seu dia a dia, faz parte do seu estilo de vida e, por isso, conseguem transmitir a mensagem ao público de forma clara e objetiva. 

Basicamente, as tarefas de um embaixador de marca podem incluir:

  • Co-criar, junto à marca, conteúdos exclusivos através de imagens, vídeos, artigos de blog ou comentários e compartilhá-los nas suas próprias redes sociais ou nas da empresa;
  • Contribuir para o reconhecimento da marca através de conversas sobre ela com seus seguidores online e também no offline;
  • Testar novos produtos e compartilhar insights de sua experiência;
  • Participar em determinados eventos da marca, bem como promover eventos online para ampliar sua divulgação.

O que um embaixador de marca ganha?

Em relação à remuneração de um embaixador de marca, é preciso (antes de qualquer coisa) entender que eles já promovem a sua empresa e os seus produtos sem esperar nada em troca por isso, apenas por desejar que os seus seguidores também tenham essa ótima experiência.

Porém, na construção de sua comunidade, você, como marca, pode oferecer incentivos a eles. A partir de tarefas criativas de marketing (missões que você pode criar para os embaixadores realizarem em seu programa de Embaixadores), as recompensas podem ser financeiras ou não. Dentre elas, temos:

  • Acesso a conteúdo exclusivo previamente ao lançamento, como amostras de novos produtos;
  • Convites para eventos exclusivos da marca;
  • Outros produtos da marca;
  • Dinheiro.

Algumas marcas criam campanhas para os embaixadores que pagam por visualizações, curtidas ou comentários. Mas, existem diversas formas de remunerá-los e quem define isso é você..

Por que ter um embaixador de marca?

Existe um ponto principal que justifica o porquê de uma marca ter embaixadores e investir nessa estratégia de Marketing. Basicamente, ele se resume à autenticidade que esses indivíduos trazem ao seu conteúdo e à maneira como falam sobre sua empresa.

Um conteúdo autêntico se conecta com problemas reais de muitas pessoas. Uma pesquisa realizada pelo Opinion Box em janeiro de 2021 revelou que 73% dos consumidores consideram essa humanização das marcas um fator importante para se relacionarem com elas.

Listamos a seguir as vantagens de ter um embaixador de marca:

Construção de uma comunidade

Os embaixadores de marca são capazes de construir uma comunidade em torno da sua marca ao transmitir, de forma genuína, suas experiências positivas com seus produtos. 

Esses indivíduos estão prontamente dispostos a participar de eventos, interagir com seu público, responder a comentários e ter uma forte presença online e offline. E os seus seguidores são mais propensos a ouvir suas recomendações e, assim, a longo prazo também se tornarem defensores da marca.

Em uma época na qual ocorre uma disputa acirrada pela atenção dos consumidores, a criação de uma forte rede de clientes-admiradores pode representar um grande diferencial para sua marca.

Um material que aprofunda ainda mais o conceito de comunidade e construção de marcas fortes com a parceria de embaixadores é o Community-Led Growth, um webinar gravado que explica ainda mais sobre o novo paradigma no marketing em 2022. Para baixar, basta clicar no banner e assistir a hora que quiser.

Co-criação de conteúdos

Um embaixador colabora com a marca na criação de conteúdos que poderão ser usados em seu marketing a curto, médio e longo prazo. Apesar de sua rede de conexões ser menor que a de um influenciador macro, o engajamento sobre cada conteúdo que ele produz é muito mais alto.

Aumento da visibilidade e reconhecimento da marca

As experiências positivas com sua marca e seus produtos, faz um Lovr ficar entusiasmado ao falar de você. Ele se torna um promotor da marca e gera um verdadeiro marketing boca a boca.

Hoje, o marketing e a publicidade tradicionais, com um formato de interação mais agressivo e invasivo, já não são mais a abordagem principal para aumentar a visibilidade e o reconhecimento da marca. O consumidor 5.0 consulta as mídias sociais, blogs, analisa recomendações e busca avaliações online antes de tomar decisões de compra. 

Dessa forma, as marcas e os seus profissionais de marketing precisam ser mais criativos para alcançar o seu público. Portanto, investir em porta-vozes autênticos, em Marketing de Embaixadores e em Marketing de Comunidade pode ser uma fórmula vencedora para o sucesso da sua marca.

Diminuição do CAC (Custo de Aquisição de Cliente) da empresa

Em primeiro lugar, o investimento na utilização de embaixadores é muito mais baixo em comparação com influenciadores macro, celebridades e anúncios pagos. E, seguindo esse raciocínio, por serem mais econômicos, a marca pode usar uma maior quantidade de embaixadores.

Se somarmos o baixo valor do investimento dessa estratégia com a maior exposição da marca (devido ao maior número de embaixadores que a marca pode ter) e, ainda, com o conteúdo genuíno (o qual é considerado influenciador na tomada de decisão), a chance de uma redução no custo de aquisição de cliente é enorme.

Aumento do LTV da empresa

Os Lovrs são clientes e fãs da marca. Assim, quanto mais dessas pessoas a sua marca conquistar, mais consumidores fiéis ela terá e esse relacionamento será duradouro.

Atualmente, os profissionais de marketing focam sua preocupação na retenção de clientes. Afinal, prolongando o tempo de vida desses indivíduos com a sua empresa, aumentam os lucros de longo prazo e previsibilidade de receita. 

Um cliente fiel é mais barato do que adquirir um novo e quem já comprou de você e teve uma boa experiência tem a tendência de adquirir mais produtos (estratégia chamada de cross sell) e em valores mais altos (upsell).

 

Uma marca pode ter mais de um embaixador?

Sua marca pode e deve ter mais de um embaixador. Com todas essas vantagens mencionadas acima, você, com certeza, vai querer que seu programa de embaixadores ganhe escala e cresça organicamente cada vez mais.

Por terem um custo mais baixo que outras estratégias de marketing, você pode ter milhares de embaixadores gerando buzz e compartilhando com seus seguidores um motivo convincente para confiar também no seu negócio.

Mas, é importante lembrar também que à medida que sua comunidade escala, a coordenação desta rede fica extremamente complexa. Sem a tecnologia adequada, sem processos que garantam a tomada de decisão rápida, sem o uso da inteligência de dados, não tem como criar comunidades escaláveis de maneira sustentável.

Por isso, não só reconhecer, recrutar e utilizar seus embaixadores de marca. É essencial saber ativar a sua comunidade, alinhar em crenças e valores, engajar com seus Lovrs com frequência e monitorar, usando dados e tecnologia para agir e tomar decisões importantes de forma mais rápida. Dessa forma, você constrói relações cada vez mais fortes e verdadeiras e alcança os resultados esperados para o seu negócio.

Aqui na BrandLovrs você tem acesso a todo conteúdo sobre Marketing de Comunidade, Marketing de Embaixadores e a nova era da influência. Para ter acesso a mais conteúdos como este, assine nossa newsletter e acompanhe nossas redes sociais.