As avaliações de produtos feitas pelos consumidores são uma das principais fontes de informação para outros consumidores. Além disso, elas são essenciais para a construção da imagem e reputação da marca, já que demonstram a satisfação dos clientes com os produtos oferecidos, humanizando e aproximando cada vez mais as marcas de pessoas reais.

Assim como as críticas negativas podem afastar as pessoas de um produto, as avaliações positivas e autênticas podem fazer com que os consumidores se sintam validados em suas decisões de compra, já que sabemos que eles acreditam cada vez mais no que os outros clientes tem dizer do que nas propagandas tradicionais das próprias marcas, por isso, que cada conteúdo produzido por um consumidor é valioso.

Os e-commerces se beneficiam cada vez mais com isso, já que as pessoas não podem provar ou tocar nos produtos, mas apenas vê-los pela telinha. A questão agora é: como incentivar os clientes a escrever comentários?

Se você já tentou obter avaliações de clientes, deve saber que não é uma tarefa muito fácil.

Felizmente, a parceria com os criadores de conteúdo através do marketing de influência pode ajudar a obter as avaliações necessárias para influenciar os clientes. Entenda:

A parceria com influenciadores pode ser uma ótima maneira de obter análises de produtos. Existem algumas maneiras de fazer isso, principalmente campanhas de brindes de produtos e campanhas de revisão pós-compra. Vamos nos aprofundar em cada um para que você possa ter uma ideia melhor de qual pode ser o certo para sua marca. 

Como você executa um programa de avaliação de influenciadores?

Antes de executar um programa de avaliação de influenciadores, a primeira coisa a fazer é garantir que você esteja oferecendo produtos de qualidade. Embora isso possa parecer óbvio, é essencial. Enviar produtos que receberam muitas críticas negativas no passado sem melhorar a qualidade pode levar a uma quantidade ainda maior de críticas negativas. 

O que fazer na execução de uma campanha de marketing de avaliação:

 Deixe a avaliação o mais fácil possível

Depois que alguém fizer uma compra ou você enviar um produto gratuito para um criador, envie um e-mail rápido com uma nota agradável e um pedido gentil para deixar um comentário. Vincule a página exata em que você deseja a revisão para que eles possam navegar facilmente, crie uma página simples ser usada, quanto mais fácil for o processo de avaliar, maiores são as chances do consumidor se sentir motivado a preencher as informações do produto.

E como a maioria das pessoas escreverá a resenha em seus smartphones, certifique-se de que seus recursos de revisão sejam compatíveis com dispositivos móveis. 

Não peça uma avaliação cinco estrelas

Ao invés de pedir escancaradamente uma avaliação 5 estrelas, incentive seus creators a compartilhar uma opinião honesta na revisão. Isso não apenas o protegerá do ponto de vista legal, mas também tornará as avaliações mais autênticas e confiáveis.

Envie briefings de campanha

Embora você não deva pedir a seus criadores que deixem uma crítica positiva, você pode adicionar algumas especificações que gostaria que eles incluíssem. Alguns comuns incluem: 

Preenchimento mínimo: a maioria das marcas pedirá pelo menos três frases completas em cada revisão para evitar conteúdo superficial que não ajuda os consumidores a tomar uma decisão de compra.

Qualidades do produto: compartilhe alguns recursos ou benefícios do produto que eles podem mencionar se não tiverem certeza do que falar. Não os torne obrigatórios, ou todas as suas avaliações acabarão soando iguais, o que pode fazer com que as pessoas percam a confiança em sua marca.

Qualquer mídia adicional que você desejar: se você acha que as avaliações podem se beneficiar de fotos ou vídeos, inclua isso em seu resumo.

Não ignore críticas negativas

Infelizmente, críticas ruins acontecem. Nem todo mundo vai adorar seu produto, e isso é natural. Se uma classificação ruim resultar de um criador honesto em seu programa de avaliação ou apenas de alguém que usou seu produto, não tenha medo de entrar em contato. Peça mais feedback sobre o produto e realmente ouça.

Afinal, se alguém vir sua empresa perdendo tempo para comentar críticas negativas e corrigi-la, terá mais confiança em sua marca. No entanto, se alguém está considerando um produto e vê muitas críticas negativas sem nenhuma ação da empresa, pode ficar mais hesitante em fazer uma compra.


Ofereça incentivos

Outra forma eficaz de incentivar os consumidores a avaliarem seus produtos é oferecer incentivos em troca das avaliações. Esses incentivos podem ser desde descontos em futuras compras até brindes exclusivos, dependendo da política de cada marca.

No entanto, é importante ressaltar que esses incentivos devem ser oferecidos de forma honesta e transparente, deixando claro que a avaliação não é obrigatória e que o incentivo é uma forma de agradecimento pelo tempo e esforço do consumidor em deixar sua opinião.

Incentive a interação nas redes sociais

As redes sociais são uma excelente forma de incentivar os clientes a avaliarem os produtos, já que são espaços de interação e engajamento com os consumidores. Para isso, as marcas devem estimular a interação com seus seguidores, respondendo aos comentários e mensagens e criando conteúdo que estimule o engajamento dos usuários.

Além disso, é possível criar campanhas específicas para incentivar as avaliações nas redes sociais, como concursos e sorteios que premiam os clientes que deixarem suas opiniões sobre os produtos.

Personalize a comunicação

Por fim, uma das formas mais eficazes de incentivar os clientes a avaliarem os produtos é personalizar a comunicação com cada um deles. Isso significa enviar mensagens e e-mails personalizados, que demonstrem que a marca se preocupa com a opinião e a satisfação do consumidor.

Essa comunicação personalizada pode ser feita a partir de dados e informações coletadas pelo próprio site e pelas redes sociais, como histórico de compras e interações anteriores com a marca.

Entre em contato com os clientes existentes que são influenciadores

Embora ninguém conheça seu produto melhor do que você, seus clientes estão em segundo lugar. E examinar seu histórico de pedidos para encontrar clientes com seguidores sociais maiores pode ser uma ótima maneira de obter avaliações autênticas de pessoas que já amam sua marca. 

No entanto, essa abordagem pode ser difícil de fazer manualmente. Por isso, nossa plataforma pode facilitar isso para sua marca.  Somos uma solução de software como serviço (SAAS) que tem como objetivo ajudar as marcas a encontrar e engajar mais criadores de conteúdo, transformando seus próprios clientes em micro influenciadores e criadores para promover seus produtos. Com essa abordagem inovadora, a plataforma ajuda as marcas a alcançarem mais pessoas interessadas em avaliar seus produtos, aumentando sua visibilidade e conquistando mais consumidores satisfeitos. Conecte suas  marcas com milhares de creators e adquira diversos conteúdos e feedbacks construtivos para seu negócio!