Parcerias autênticas entre marcas e criadores de conteúdo são cada vez mais importantes no mundo do Creator Marketing. Quando um creator genuinamente ama os produtos que está promovendo, ele produz um conteúdo mais envolvente, natural e que passa maior credibilidade para o consumidor final. Isso significa que, como marca, é crucial encontrar criadores que estejam alinhados com seus valores e que se identifiquem com seus produtos. Enquanto marcas com uma presença forte online podem facilmente encontrar fãs e creators que já estão postando organicamente sobre seus produtos, empresas iniciantes podem ter mais dificuldades em encontrar seus lovrs. É aí que o envio de seeding entra em jogo.

Seeding é o envio de produtos gratuitos para os creators, que podem ou não postar sobre eles em suas redes sociais. Essa ação é uma ótima maneira de aumentar a visibilidade da sua marca e criar parcerias de sucesso. Na BrandLovrs, acreditamos que essa estratégia pode ser especialmente útil para empresas que buscam se conectar com criadores que ainda não conhecem seus produtos. E o melhor de tudo é que isso pode ser feito rapidamente, com pouco investimento de tempo ou dinheiro.

Além disso, um estudo da Influencer.co descobriu que o envio de amostras de produtos para creators resultou em um aumento médio de 56% no engajamento das redes sociais para as marcas. Isso sugere que o seeding é uma ótima tática para aumentar a conscientização sobre a marca e atrair mais seguidores e potenciais clientes. E tem mais, adotando essa estratégia, você tem os seguintes benefícios:

1. Identificação de creators autênticos


Enviar produtos gratuitamente pode ajudar a encontrar creators que realmente gostam da sua marca e vão divulgá-la de uma maneira autêntica e genuína, passando mais confiança para os consumidores. Sabemos que o boca a boca digital vem crescendo e ganhando força, por isso, essa estratégia pode ser poderosa para aumentar o número de vendas.

2. Construção de relacionamentos fortes em grande escala


O envio de produtos gratuitos sem expectativas pode gerar boa vontade e aumentar a probabilidade de futuras parcerias. Isso mostra aos criadores que sua marca está envolvida e comprometida em construir relacionamentos duradouros. Os creators geralmente ficam lisonjeados quando uma marca gosta tanto de seu conteúdo que está disposta a enviar amostras de produtos, o que pode aumentar a disposição para trabalhar com você no futuro.

Qual é o perfil de creator que responde melhor à estratégia de seeding de creators?
Geralmente, creators com menos seguidores, como nano (1.000 a 10.000 seguidores) e micro creators (10.000 a 100.000 seguidores), tendem a responder melhor às iniciativas de seeding. Isso porque esses perfis de creators tendem a ter uma relacionamento mais profundo com seus seguidores, interagindo mais através de likes e comentários. Criadores com mais de 100.000 seguidores geralmente estão muito ocupados e, muitas vezes, não têm tempo para considerar oportunidades não remuneradas.

Planejando o envio do seeding

Embora o seeding de creators seja uma tática rápida para alcançar creators, é necessário um planejamento estratégico para obter os melhores resultados:

1. Identifique os creators certos para uma parceria


Você pode simplesmente enviar produtos para uma lista enorme de creators, mas isso raramente é eficaz. Mesmo que seja apenas um presente e não uma parceria remunerada, é importante garantir que as pessoas com as quais você está se conectando possam ser bons parceiros no futuro, caso gostem do seu produto. Isso significa avaliar os dados demográficos, métricas e outras informações do público para garantir que os creators tenham uma conexão autêntica com o público-alvo da sua marca. Além disso, é importante avaliar o conteúdo dos creators. Ele combina com a estética da sua marca? Ele tem valores semelhantes aos da sua marca? Todas essas são perguntas essenciais a serem feitas antes de entrar em contato.

2. Ofereça uma experiência personalizada


Mostre aos criadores que você os valoriza e aprecia sua disposição em experimentar seus produtos, mesmo que ainda não sejam parceiros oficiais da marca. Considere incluir uma nota pessoal no pacote com seus presentes, agradecendo-os por experimentá-los. Você pode enviar também um cupom de desconto. Caso sua marca esteja na nossa plataforma, você pode enviar convites para participação das campanhas e desafios exclusivos da sua marca.

3. Acompanhe os resultados


Mesmo que você tenha dito que a postagem não é obrigatória, alguns creators podem acabar postando sobre o seu produto por conta própria, seja porque gostaram do produto, acham que o público vai gostar, estão interessados em criar uma parceria com você ou por qualquer outra razão. Para acompanhar esses posts, verifique regularmente as redes sociais dos criadores em questão e certifique-se de interagir com o conteúdo deles, deixando um comentário, curtindo ou compartilhando a postagem. Se eles não postaram, mas manifestaram interesse em uma parceria, é ótimo também! Depois de negociar as expectativas de ambas as partes, você pode acompanhar o conteúdo subsequente da mesma maneira e avaliar o desempenho dele. Para os casos que não se manifestarem, envie um e-mail ou mensagem de acompanhamento cerca de uma semana após o recebimento do produto para verificar como foi a experiência. Isso não apenas mostra seu interesse, mas também ajuda a estabelecer um relacionamento autêntico e duradouro com os criadores.

4. Reutilize o UGC


A reutilização do conteúdo gerado pelos criadores é uma ótima maneira de economizar nos custos de produção e promover sua marca por meio de conteúdo autêntico e envolvente. Uma pesquisa da Bazaarvoice revela que 51% dos consumidores dizem confiar mais no conteúdo gerado por outros consumidores do que no conteúdo criado pela própria marca. Certifique-se de obter os direitos de uso de conteúdo antes de reutilizar qualquer postagem. Uma vez que você tenha os direitos, existem várias maneiras de reutilizar o conteúdo. Você pode compartilhar as postagens em suas próprias plataformas de mídia social, incorporá-las em seu site ou usá-las em campanhas publicitárias. Além disso, você pode transformar o conteúdo em diferentes formatos, como vídeos curtos, gráficos ou animações para usar em diferentes mídias. Lembre-se de sempre dar crédito aos criadores originais e identificá-los em todas as postagens e campanhas em que o conteúdo é utilizado. Isso não apenas é ético, mas também pode ajudar a aumentar a exposição dos criadores e a construir relacionamentos duradouros com eles.

Como sua marca pode simplificar o processo de seeding com a BrandLovrs?
Se você está procurando maneiras de enviar seus produtos para vários criadores de conteúdo de uma vez, o processo pode ser bastante demorado. À medida que você expande seus esforços, e seu programa de Creator Marketing, considere o uso de uma plataforma de gerenciamento de criadores como a BrandLovrs. Com campanhas de marketing atrativas, você encontra creators que se alinham com a sua marca, facilitando o processo de seleção e envio de produtos. Depois de enviar seus produtos, podemos te ajudar a acompanhar o desempenho dos criadores e suas postagens, permitindo que você reutilize o conteúdo gerado por eles em sua campanha de marketing. Com a BrandLovrs, você pode ter certeza de que seus esforços de seeding de creators serão bem-sucedidos e eficazes e você terá uma equipe de criadores leais que são autênticos fãs e defensores da sua marca.