Você já se deparou com o termo “brand lover” antes? Aliás, a sua marca possui brand lovers?
Uma coisa é certa: o seu negócio enfrenta desafios. Toda marca enfrenta.
Hoje, talvez, o maior obstáculo comum a qualquer empresa seja capturar a atenção do consumidor frente a milhões de anúncios e conteúdos nos mais diversos canais.
Atraí-lo com um baixo custo de aquisição se tornou um tanto quanto desafiador. Concorda?
Mas existe uma poderosa “ferramenta” que provavelmente você ainda desconheça ou não saiba usar. À ela damos o nome de brand lover.
Antes de te revelar os detalhes dessa solução, vamos olhar para alguns números.
Segundo uma pesquisa da Sprout Social, 68% dos consumidores americanos fizeram pelo menos uma compra diretamente das mídias sociais em 2021.
O novo tomador de decisão costuma recorrer às redes sociais para moldar sua opinião sobre marcas e empresas. E recorre a amigos para ajudá-lo em suas decisões finais.

Ainda segundo a pesquisa, no ranking de influência final, os amigos estão em primeiro lugar para consumidores de 18 a 40 anos. Os influenciadores vêm logo em seguida, em segundo lugar.
Portanto, se o seu objetivo, enquanto marca, é converter curtidas em compras, a sua estratégia deve focar na criação de uma comunidade engajada.
Ou seja, as suas estratégias devem estar direcionadas para transformar os seus clientes em porta-vozes autênticos dos seus produtos. E, assim, gerar um buzz boca a boca.
É aqui que entra o brand lover e o seu poder para as marcas.
Neste artigo, você vai entender mais a fundo quem é o brand lover, como identificá-lo e recrutá-lo para o seu negócio e, ainda, como construir uma comunidade de brand lovers engajada.
Quem é o brand lover?
Com certeza você já se deparou em suas redes sociais com alguém mostrando produtos que fazem parte do seu dia-a-dia.
Ou até mesmo você já recomendou alguma marca de forma genuína em suas publicações.
É uma cena ou um hábito que já virou bastante comum em nossa rotina, não é mesmo?
Sabe aquelas filas quilométricas na porta das lojas da Apple sempre que algum Iphone é lançado? São os brand lovers.

Sabe aquele amigo que está sempre com uma peça de roupa da Adidas? É um brand lover.
.jpg)
A verdade é que quando uma empresa consegue desenvolver um vínculo e gerar uma conexão emocional com os seus consumidores, estes se tornam apaixonados pela marca.
Portanto, o brand lover é aquele consumidor que já conhece o seu produto e o relacionamento com a sua marca vai muito além da compra.
Esse vínculo é construído pela identificação com a cultura, os valores, o propósito e a essência transmitidos pela marca e sentidos pelo consumidor.
E esse amor entre marca e consumidor possui uma força extrema.
Independente do tamanho da sua empresa, buscar formas de despertar esse sentimento e a lealdade que vem com ele é sempre um bom negócio.
Como transformar clientes em brand lovers?
Quando uma marca possui propósito e consegue transmitir o seu posicionamento, a sua cultura, os seus valores e a sua essência além dos seus produtos, é capaz de atrair admiradores.
Toda marca tem fãs. Mas, na verdade, transformar clientes em brand lovers é uma jornada que deve ser construída a longo prazo e envolve 6 passos essenciais. Veja quais são eles a seguir:
1. Conquiste clientes
O primeiro passo parece óbvio, mas muita marca ignora e já quer pular logo para a atração de brand lovers.
Antes de qualquer coisa, o seu negócio precisa ter clientes. Ou seja, pessoas que compram os seus produtos.
Isso porque quanto mais clientes você atrair para a sua marca, maior a quantidade de feedbacks você terá em relação ao que proporciona para o seu consumidor.
2. Proporcione uma boa experiência
O consumidor moderno busca por experiências mais do que apenas por atributos funcionais de um produto.
Para começar a construir um bom relacionamento com o seu cliente, a experiência que a sua marca proporciona ao longo da jornada de compra precisa ser positiva..
Um atendimento ágil e de qualidade, a resolução rápida de um problema, a ausência de letrinhas miúdas nas campanhas e uma comunicação humanizada devem ser requisitos básicos para o seu negócio.
Hoje, uma experiência ruim não leva apenas o cliente a não voltar mais em seu site ou em sua loja física. Ele também faz propaganda negativa da sua marca para seus amigos, em suas redes sociais e em plataformas como o Reclame Aqui.
3. Seja consistente
Não adianta proporcionar uma boa experiência uma vez ou outra, para um ou outro cliente. Boas experiências pontuais não “constroem” brand lovers.
É fundamental que a sua empresa seja consistente, tanto na qualidade dos seus produtos, quanto no atendimento, na entrega e em tudo que você promete entregar ao seu cliente.
4. Supere expectativas
Como foi falado anteriormente, uma boa experiência e a consistência são requisitos mínimos para a sua marca fidelizar clientes nos dias atuais.
Mas, a partir do momento que você se dedica a superar expectativas, as chances de transformar clientes em brand lovers aumentam ainda mais.
A missão de como superar as expectativas do cliente vai muito além de fornecer uma ótima compra.
É sobre encantar, trazer um elemento surpresa para o jogo e estar sempre um passo à frente do que eles já esperavam da sua marca.
Já experimentou enviar algum mimo além daquilo que o seu cliente comprou? A probabilidade dele fazer um post em suas redes sociais comentando sobre o que recebeu é muito maior do que se ele recebesse apenas o que escolheu!
Ou, ainda, já entregou a compra de um cliente antes do prazo estabelecido? Com certeza ele ficou super feliz e foi comentar com seus amigos sobre a sua marca.
Dessa forma, fica muito mais fácil não apenas fidelizar o cliente. Mas também, fazer com que ele fale positivamente sobre a sua marca em suas redes sociais, propague a qualidade percebida para outros potenciais clientes e, por consequência, aumente a procura pelos seus produtos.
5. Defina e transmita o seu propósito
Tenha isso em mente: clientes compram produtos, fãs compram propósito.
Você pode inovar em seus produtos e, até alterar os preços. Mas, o propósito da sua marca permanece constante e os seus fãs continuarão com você independente de qualquer transformação.
Por isso, defina bem o seu propósito e o transmita de forma clara para atrair aqueles que se identificam.
As pessoas se conectam a determinadas marcas por representarem aquilo que elas acreditam ou querem expressar. E, assim, passam a confiar nelas, no que elas dizem e no que elas vendem sem olhos para os concorrentes.
6. Reconheça seus melhores clientes
É verdade, os fãs da sua marca recomendam seus produtos sem esperar nada em troca. Simplesmente por se identificarem.
Mas já imaginou se a sua marca constrói uma relação ainda mais próxima com esses consumidores e os reconheça de alguma forma? O sentimento de lealdade e a vontade de promover a sua marca com certeza aumentariam, concorda?
Por isso, não fique apenas observando de longe. Engaje seus melhores clientes, estimule a cocriação de conteúdos e promova atividades com recompensas e incentivos.
Como identificar os brand lovers da sua marca?
Naturalmente, você vai encontrar os seus brand lovers pelas redes sociais ou até mesmo offline. Eles frequentam a sua loja e o seu site, enviam e-mails, interagem nas suas principais redes, usam seus produtos pelas ruas...
Porém, você também pode fazer uma busca ativa das seguintes formas:
- Através de pesquisa por hashtags e menções relacionadas a sua marca e seus produtos nas redes sociais você consegue identificar aqueles clientes que indicam seus produtos;
- Ou, ainda, você pode lançar mão de campanhas de recrutamento. Para isso, crie landing pages, anúncios nas redes sociais e e-mails informando que a sua marca está em busca de clientes que a amam e a recomendam.

Como construir uma comunidade de brand lovers?
Quanto mais brand lovers a sua marca tiver, mais longe a sua marca poderá chegar. Concorda comigo?
Mas, para obter os melhores resultados, além de direcionar os seus esforços para transformar clientes em fãs, você deve construir uma verdadeira comunidade.
Com uma rede engajada de brand lovers, a sua marca consegue manter de forma efetiva o contato, a interação e o sentimento de pertencimento em seus membros.
Portanto, existem alguns pontos essenciais que você precisa saber para construir a sua comunidade de brand lovers. São eles:
1. Tenha um canal/plataforma para essa comunidade
Alguns canais e plataformas já são utilizados por diversas marcas para reunir seus clientes em um só lugar. Dentre eles, temos:
- Meta e LinkedIn - redes sociais com a funcionalidade de criação de páginas destinadas a diversos assuntos, nas quais marcas buscam aproximação com seus consumidores;
- Whatsapp e Telegram - os principais aplicativos de troca de mensagens do mundo são utilizados por diversas marcas para ativação e nutrição de suas comunidades através de grupos e listas de transmissão;
- BrandLovrs - plataforma recém lançada para construção e gerenciamento de comunidade de embaixadores de marca (falaremos mais a seguir).
2. Nutra o engajamento dentro da comunidade
Uma vez reunidos, os seus brand lovers precisam ser engajados dentro da comunidade.
Você pode criar gatilhos, como desafios de marketing, aos embaixadores para eles desenvolverem uma rotina de recomendação dos seus produtos e serem recompensados de alguma forma.
Um grande exemplo de ativação de comunidade super recente é o Clube GL.
A nova marca recém lançada do cantor sertanejo Gusttavo Lima recrutou os seus brand lovers e ativou a comunidade com o desafio de divulgação de cupom de desconto. Saiba mais sobre o case neste link.
3. Gere um ambiente único de interação
Não só ative os seus brand lovers com desafios, mas também construa um local onde a sua marca possa se comunicar com um ou vários embaixadores ao mesmo tempo.
4. Atente-se aos resultados
O último ponto, porém não menos importante, é o monitoramento da comunidade.
Não basta construir uma comunidade e engajá-la. É preciso estar atento ao que os seus brand lovers estão fazendo, como estão performando nos desafios propostos e o que estão comentando.
Para aprofundar ainda mais os seus estudos sobre estratégia de comunidade, assista ao nosso webinar “Community-led Growth”. Basta clicar no banner abaixo.

Como a BrandLovrs pode te ajudar?
Transformar os seus clientes em brand lovers e construir uma comunidade engajada em torno da sua marca podem parecer tarefas complexas.
É aqui que surge a BrandLovrs!
A BrandLovrs é uma plataforma completa, criada exatamente para tornar a construção e o gerenciamento da comunidade de embaixadores mais simples e escaláveis.
Com essa solução em seu negócio, você poderá:
Convidar e selecionar clientes, fãs e influenciadores que já se identificam e recomendam a sua marca;
Ativar a comunidade com desafios criativos de marketing e recompensas personalizáveis;
Monitorar as métricas de performance e os resultados em tempo real;
Gerar buzz social e impulsionar a sua receita com brand lovers.
Sim, você pode optar por operacionalizar tudo isso de forma manual. Ou você pode optar por otimizar o seu tempo e do seu time com a BrandLovrs. Acesse nosso site para saber mais.
Conclusão
É preciso estar sempre atento às mudanças no comportamento do consumidor para acompanhar e, até mesmo, se destacar no mercado.
Os atuais tomadores de decisão desejam não apenas os seus produtos, mas também uma experiência positiva e uma superação de expectativas com a sua marca.
Ao entender isso, você já tem uma direção para onde deve seguir com as suas estratégias: conquistar clientes e transformá-los em brand lovers.
A partir do momento que você encontra, então, a “fórmula” e atrai cada vez mais brand lovers, é a hora de partir para a construção de uma comunidade engajada.
É uma jornada a longo prazo, muito poderosa e, apesar de parecer um tanto quanto complexa, a BrandLovrs pode ajudá-lo!