O Marketing de Influência está presente em estratégias de grandes marcas desde o início do século XIX, quando o mercado americano começou a fazer parceria com celebridades para divulgar seus produtos. 

Porém, foi com a chegada da internet e das redes sociais que os influenciadores digitais  ganharam ainda mais espaço e as marcas enxergaram ainda mais oportunidades neles.

Ao longo das décadas, os profissionais de marketing sempre buscaram entender o comportamento humano e os hábitos de consumo dos consumidores para tornar suas ações mais assertivas. 

Uma mudança nos padrões de consumo levou, por exemplo, nos anos 50, esses profissionais a apostarem em uma abordagem mais moderna em suas campanhas publicitárias, passando a “vender” estilo de vida em vez de mostrar características dos produtos. Ex: compre este produto pois é o melhor! Passando para algo mais natural, como mostrar um protetor solar - e usá-lo - em uma viagem à praia.

Como você já deve ter notado, a publicidade tradicional, aquela que interrompia forçadamente as pessoas nos intervalos comerciais de TV e rádio, vem cada vez mais perdendo força para os conteúdos que entretém de fato os consumidores.

Assim, uma maneira de entreter ao invés de interromper encontrada pelas marcas foi a colaboração de pessoas populares e influentes, que não precisavam ser necessariamente grandes celebridades, para alcançar a rede de seguidores delas e divulgar seus produtos. 

Com isso, a chegada do Facebook, Youtube, Instagram, Tik Tok, entre outras redes sociais, reforçou ainda mais essa “nova” forma de conquistar a atenção A propaganda contendo rostos de pessoas reais sempre teve um destaque a mais em qualquer veículo de mídia, e muito mais agora que as redes sociais possibilitam aproximar pessoas, marcas e consumidores de uma forma nunca vista antes.

Uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2019 mostrou que 52% dos brasileiros seguem algum influenciador nas redes sociais e 50% tomam decisões de compra baseados na opinião do influencer. E outro estudo neste mesmo ano, realizado pela MindMiners, revelou que 44% das pessoas entre 25 e 40 anos já compraram por influência de algum influenciador digital.

Dito tudo isto, entendemos que o Marketing de Influência é e continuará sendo por muito  tempo uma excelente estratégia para você utilizar em sua marca. No entanto, é fundamental entender o seu conceito e escolher os influenciadores mais adequados para suas ações.

O que é marketing de influência

Existem diversas definições para o Marketing de Influência. Mas, aqui na BrandLovers, dizemos que é uma estratégia de marketing na qual a divulgação da marca e dos seus produtos é realizada de forma autêntica por pessoas reais com poder de influência e de construção de comunidade.

Dessa forma, podemos dividir as ações de Marketing de Influência em 2 modelos de mídia para sua marca poder escolher qual deles utilizar em suas campanhas:

  1. Mídia Paga (paid media): nesse modelo existe uma sinergia entre o influenciador e a marca, mas há um contrato com remuneração para que o influencer faça campanhas e ações com foco na promoção dos produtos e serviços.
  2. Mídia conquistada (earned media): já neste outro modelo, os influenciadores ou os embaixadores de marca se envolvem como parceiros. Ou seja, não há uma contrapartida financeira da marca, mas sim outras formas de incentivo, como acesso a eventos, produtos exclusivos e amostras grátis.

Você com certeza já se deparou com alguma ação de colaboração de Marketing de Influência em suas redes sociais nesses dois formatos. 

Uma #publi em alguma conta popular que você segue ou, então, uma ação iniciada por alguma pessoa que criou uma comunidade e viralizou uma marca são alguns exemplos. De ambos os modos, é uma colaboração entre uma marca e influencers para recomendar o seu produto para um público específico, promover a visibilidade e aumentar a afinidade da marca.

Quais são os tipos de influenciadores e suas diferenças?

Hoje, os influenciadores digitais podem ser divididos e classificados pelo número de seguidores que possuem em:

  1. Mega Influenciadores ou Celebridades
  2. Macro Influenciadores 
  3. Influenciadores médios 
  4. Micro influenciadores
  5. Nano influenciadores

Vamos explicar mais a fundo cada uma dessas classificações.

Mega Influenciadores

Os Mega Influenciadores ou Celebridades são pessoas com mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais e que são famosas além da Internet. 

Esses influencers possuem muito alcance quando compartilham um conteúdo apenas. Porém, não possuem relação próxima com seus seguidores. Portanto, o engajamento desses influenciadores tende a ser menor e a contratação mais cara.

Macro Influenciadores 

Os Macro Influenciadores possuem entre 500 mil e 1 milhão de seguidores e conquistaram o poder da influência pela própria Internet com a criação de conteúdos em blogs, vlogs e outras ferramentas digitais. 

Esse perfil de influenciador costuma abordar temas específicos e nichados. Além disso, também possuem uma relação não tão próxima com seus seguidores.

Influenciadores médios

Os Influenciadores Médios ou Intermediários possuem de 100 mil a 500 mil seguidores em sua rede social.

Esses influencers apresentam grande relevância, um alcance médio e uma interação mais alta com seus seguidores quando comparados aos mega e macro influenciadores.

Micro influenciadores

Os micro influenciadores apresentam entre 10 mil a 100 mil seguidores nas redes sociais.

Eles cobram preços menores para fazer parcerias com marcas do que os influenciadores com mais visibilidade. Além disso, possuem alto engajamento, pois constroem uma relação mais próxima com seus seguidores.

Nano influenciadores

Os Nano Influenciadores são aquelas pessoas com o número de seguidores numa média de 1 mil a 10 mil nas redes sociais.

O valor de contratação desse perfil de influenciador é bem mais baixo e, muitas vezes, a contrapartida não é envolver dinheiro, mas sim outros incentivos. E, apesar do menor alcance dos seus conteúdos, seu poder de influência é grande devido ao alto engajamento advindo de uma relação mais próxima com seus seguidores.

Mais recentemente surgiu um novo conceito para pessoas que têm o poder de influência e de criação de uma comunidade de seguidores juntos. São os chamados embaixadores de marca.

Embaixadores de marca

Os Micro Influenciadores e os Nano Influenciadores também são classificados como embaixadores. Mas a definição de embaixadores de marca vai muito mais além do número de seguidores que possuem. 

Os Embaixadores são pessoas que amam determinada marca e postam sobre seus produtos mesmo sem nenhum incentivo. 

Geralmente, esses indivíduos começam como clientes, seguidores ou fãs defensores dos seus produtos e se juntam à sua comunidade oficial de embaixadores por meio de uma campanha de ativação ou outra estratégia de recrutamento. É quando eles começam a receber incentivos pelo conteúdo que criam.

Portanto, além de entender o conceito por trás de cada perfil de influenciador, para escolher aquele mais adequado para sua ação, você, enquanto marca, precisa estar atento ao que chamamos de 3 Rs da influência:

  1. Relevância - Avaliar se o influenciador é alguém importante no nicho da sua marca
  2. Alcance - Analisar se a quantidade e a qualidade (pessoas engajadas) que o influenciador alcança é o que a marca está buscando
  3. Ressonância - Verificar se o conteúdo que o influenciador cria tem relevância para o seu público, se espalha e engaja de forma positiva

Como o volume de dados relacionados a influenciadores é muito grande, a seleção dessas pessoas não é mais possível de ser feita pelo Google e ferramentas de busca das redes sociais. Atualmente, essa tarefa pode ser desempenhada com auxílio de softwares e plataformas que capturam e organizam tudo que sua marca precisa.

Ainda falando sobre embaixadores, uma estratégia em alta em 2022 é contar com o apoio destes micro influnciadores com alto poder de engajamento para criar comunidades fortes. Pensando em complementar o tópico, recomendamos o nosso webinar community-led growth. Você pode assistir a qualquer hora já que está gravado e aprender sobre o novo paradigma no marketing.

Para acessar, basta clicar no banner abaixo.

webinar community-led growth
          webinar community-led growth

Como encontrar influenciadores digitais?

Quando buscamos no Google por "influenciadores digitais brasileiros”, os resultados mostram apenas os macro influenciadores. Isso porque grande parte das pessoas ainda associam esse termo apenas às celebridades da Internet. Porém, sua marca precisa entender que, muitas vezes, seus próprios clientes podem ter um grande poder de influência e, assim, contribuir para o seu buzz social (grande compartilhamento sobre sua marca nas redes sociais).

Antes de procurar por influenciadores para o seu Marketing de Influência, você precisa:

  • definir o objetivo da sua campanha;
  • qual público pretende atingir e;
  • o valor disponível para ser gasto com essa mídia;
  • Após, então, é preciso mapear aquelas pessoas que criam conteúdos sobre o seu segmento e que têm a capacidade de influenciar seus seguidores.

Sua marca deve prestar atenção à audiência do influenciador. Ou seja, é importante analisar os comentários e verificar se a faixa etária e a localização do público que o segue faz sentido para sua estratégia de marketing. 

Também é importante se atentar para o canal de comunicação no qual o influenciador exerce esse poder de influência e verificar se coincide com aquele em que o seu público está presente.

Portanto, não se deixe levar apenas pelo número de seguidores, mas sim pelos resultados que ele poderá agregar ao seu Marketing de Influência.

Para que a sua estratégia funcione, a escolha do influenciador precisa ser certeira e estar alinhada entre ambas as partes. Ou seja, ele também deve saber que existem metas, logo um post esporádico apenas não irá construir algo valioso para a sua marca.

Além disso, o ideal é trabalhar o seu Marketing de Influência por períodos mais longos, seguindo o conceito de comunidade.

Dessa forma, a utilização de embaixadores de marca pode ser uma excelente estratégia, pois eles já são pessoas envolvidas com a marca e seus produtos, o que ajuda a transmitir mais verdade aos seus seguidores.

O que são plataformas de marketing de influenciadores?

Já estão surgindo no mercado algumas ferramentas que conectam os influenciadores às marcas e, ao mesmo tempo, monitoram a performance das campanhas. Algumas mais completas, outras não.

Para ser considerada completa, a tecnologia utilizada nessa plataforma deve permitir não só a escolha do embaixador pela marca, através de um dashboard personalizado no qual é possível filtrar a busca Mas, também, deve possibilitar a interação da marca com o influencer, promovendo ações, monitorando e garantindo as recompensas.

Muitas vezes, essas ferramentas também permitem acompanhar o engajamento do influencer, acessando as publicações realizadas com a sua marca e analisando os dados da campanha.

Como acompanhar o desempenho da sua campanha de Marketing de Influência?

O Marketing de Influência, assim como qualquer estratégia de marketing, deve ter seus resultados analisados durante e após a realização da campanha.

As métricas a serem analisadas vão muito além das redes sociais. Logo, para entender quais dados acompanhar, você deve, primeiramente, responder às seguintes perguntas:

  • Quais são os objetivos de negócio da sua marca?
  • Qual o tipo de campanha planejada? Lançamento de um novo produto? Ação de branding? Ação de vendas? Campanha para se tornar top of mind da sua categoria? Campanha para mudar a percepção da minha marca? Ou ação para atingir novas audiências?

Portanto, existem métricas específicas que você pode acompanhar. São elas:

  • Métricas de reconhecimento: incluem pessoas alcançadas; impressões; novos visitantes no site; impacto de influência da campanha; retorno monetário.
  • Métricas de consideração: incluem engajamento; aumento de seguidores; cliques para o site; novas visitas no site; conteúdo salvo no Instagram; aumento de buscas no Google; retargeting.
  • Métricas de conversão: incluem leads gerados; conversões no site; quantidade de cupons utilizados;conversões na loja física; downloads no app.

E, lembre-se de inserir também em seu relatório de performance da campanha com Marketing de Influência:

  • Prints dos posts criados pelos influenciadores;
  • Prints de comentários relevantes dos seguidores;
  • Análise do envolvimento que o influencer teve em sua campanha.

Dica de leitura complementar: defina a remuneração de influenciadores de forma eficiente.

Por que você deve investir no Marketing de Influência?

Um estudo realizado pela Tomoson revelou que o ROI (Retorno sobre o Investimento) nos países onde o Marketing de Influência está consolidado possui a média igual a 6,5. Ou seja, marcas que utilizam influenciadores em suas estratégias têm o retorno de  US$ 6,50 para cada dólar investido.

Um ROI considerado alto, como no exemplo acima, pode ser explicado pelos gastos serem mais baixos com a utilização de influenciadores, principalmente micro, nano e embaixadores de marca, do que com anúncios em empresas de mídia tradicionais.

Resumindo, sua marca deve investir no Marketing de Influência por diversos fatores. São eles:

  • Faz parte da natureza humana tomar decisões de compra por recomendações. Portanto, influenciadores podem ajudar a elevar sua taxa de conversão.
  • Os consumidores não querem mais ser interrompidos com anúncios comerciais. Logo, os conteúdos criados em colaboração com influenciadores podem aumentar a visibilidade da marca por entreterem em vez de interromper.
  • As gerações mais novas (Geração Z e Millenials), por exemplo, confiam em influenciadores mais autênticos, que divulgam seus produtos de uma forma mais sutil, incorporando-os em suas rotinas. 
  • Os influenciadores que engajam com seus seguidores têm o poder de construir uma comunidade de seguidores da sua marca.
  • O marketing de influência pode trazer uma maior visibilidade de marca, engajamento e conversões com um bom custo-benefício.

Portanto, trabalhar com influenciadores, além de construir uma ponte entre sua marca e o público influenciado por eles, também cria uma comunidade cada vez maior em torno da sua marca.

Aqui na BrandLovers você tem acesso a todo conteúdo sobre Marketing de Influência e a nova era dos influenciadores. Para ter acesso a mais conteúdos como este, assine nossa newsletter.