Você, com certeza, já se deparou algumas vezes com o termo “brand lovers”. Aliás, é um assunto bastante comentado nessa nova era do marketing. Mas e “brandlovrs”, já ouviu falar nessa palavra?

A internet e as redes sociais mudaram por completo o processo de tomada de decisão do consumidor. O acesso às informações e o poder de escolha, tornaram os indivíduos mais exigentes e sensíveis em relação às marcas.

Hoje, o consumidor moderno é fortemente influenciado por uma recomendação genuína na hora da compra. E isso não é apenas uma percepção, dados podem comprovar.

Um  estudo realizado pela plataforma TINT em 2022, por exemplo, mostrou que 72% dos consumidores no mundo confiam mais em avaliações autênticas de outros clientes do que na própria marca falando sobre seus produtos.

E é por isso que os brand lovers ganham destaque no cenário atual. Um cliente que se identifica com a sua marca e é fã dos seus produtos, é uma poderosa “ferramenta” para conversão de novos clientes.

Porém, a sua marca não quer apenas um brand lover. Ela quer vários, concorda?

E, uma vez que você consegue transformar cada vez mais clientes em brand lovers, como você faz para gerenciar, manter essa comunidade engajada e fortalecer esse relacionamento?

É aqui que entra a BrandLovrs e o termo “brandlovrs”. 

A seguir você vai entender melhor quem são os brandlovrs e por que a sua marca precisa deles.

 

A diferença entre Brand Lovers e BrandLovrs 

De forma bem resumida, o brand lover é aquele consumidor que já conhece o seu produto e o relacionamento com a sua marca vai muito além da compra. 

Esse cliente, amante da marca, fala bem da empresa, recomenda os produtos aos seus amigos e compartilha esse seu amor nas redes sociais.

Caso queira se aprofundar no conceito de brand lovers, preparamos um artigo completo sobre o assunto: “BRAND LOVER: COMO TRANSFORMAR UM CLIENTE EM PORTA-VOZ DA SUA MARCA?”

Agora, se você já viu a palavra “brandlovrs” por aí, com certeza ficou confuso ou achou que foi algum erro de digitação. Porém, ela existe mesmo!

De fato existe uma grande semelhança entre os dois termos. Na verdade, “brandlovrs” teve origem no conceito de “brand lovers”. Ele também se refere a clientes e fãs que possuem uma conexão emocional com uma determinada marca.

Porém, “brandlovrs” vai um pouco mais além. O termo surgiu no momento em que identificamos a necessidade de fazer as marcas chegarem mais perto desses porta-vozes e lançamos no mercado a plataforma BrandLovrs.

Portanto, os brandlovrs são os embaixadores (clientes, fãs, afiliados, revendedores, micro e nano creators) atraídos pela marca que se identificam para fazerem parte de uma comunidade engajada.

Eles participam de desafios e recebem recompensas financeiras ou incentivos (mimos, acesso VIP a eventos da marca e etc.), tornando esse vínculo ainda mais forte entre marca e embaixador. 

Esses indivíduos estão prontamente dispostos a participar de eventos, interagir com seu público, responder a comentários e ter uma forte presença online e offline. 

Assim, de uma maneira geral, podemos dizer que os brandlovrs são brand lovers que fazem parte de uma plataforma (a BrandLovrs) onde participam ativamente das estratégias de marketing da marca.

Por isso, afirmamos: todo brandlovr é um brand lover, mas nem todo brand lover é um brandlovr. Ficou mais claro agora?

 

Conheça a solução BrandLovrs

Agora que já ficou mais claro quem são os brandlovrs, vamos explicar de forma bem simples e prática por que a sua marca precisa deles.

Existe um ponto principal que justifica o porquê de uma marca ter embaixadores e investir nessa estratégia de Marketing: a autenticidade que esses indivíduos trazem ao seu conteúdo e à maneira como falam sobre sua empresa.

Ao fazer parte da BrandLovrs, a sua marca consegue reunir os brand lovers em uma plataforma, gerenciar essa comunidade e engajá-los. Estratégia essa que já é sucesso no mercado americano, porém a solução é pioneira no Brasil.

Dentre as funcionalidades que a plataforma oferece, podemos citar:

  • Convites ilimitados a embaixadores;
  • Seleção dos embaixadores mais adequados para a sua marca;
  • Criação de desafios de marketing personalizados aos embaixadores;
  • Definição das recompensas e gamificação com incentivos;
  • Visualização dos resultados em um painel simples e completo.

E, uma vez engajados, esses (agora) brandlovrs são capazes de trazer inúmeros benefícios para sua empresa. Os principais são::

  • Atração de novos defensores da marca a partir das suas recomendações genuínas;
  • Geração de conteúdo orgânico (UGC);
  • Impulsionamento do marketing boca a boca que leva ao aumento da visibilidade e do reconhecimento da marca‍;
  • Diminuição do CAC (Custo De Aquisição De Cliente) da empresa;
  • Maior retorno sobre o investimento com uma estratégia de menor custo e com potencial de excelentes resultados;
  • Aumento do LTV (Valor do Tempo de Vida do cliente) a partir da fidelização de uma comunidade de consumidores da empresa.

Com todas essas vantagens mencionadas acima, você, com certeza, vai querer que seu programa de embaixadores ganhe escala e cresça organicamente cada vez mais. É ou não é verdade?

 

O case BrandLovrs e Clube GL

Para você ver na prática como os brandlovrs podem fazer a diferença na estratégia de marketing do seu e-commerce, olha só o case do clube GL.

A nova marca de perfumes do cantor sertanejo Gusttavo Lima foi lançada recentemente no mercado e, além das estratégias tradicionais, também contou com brandlovrs para impulsionar as vendas.

No mesmo momento em que ocorreu a abertura da pré-venda do GL embaixador, uma campanha de recrutamento de embaixadores foi realizada.

Quando os brand lovers se tornaram brandlovrs do Clube GL ingressaram no primeiro desafio proposto pela marca: criação e divulgação de um cupom de desconto personalizado.

A marca observou os acessos ao site e as vendas em tempo real. E os resultados foram melhores do que o esperado!

Para saber mais sobre esse case e os resultados alcançados, acesse a nossa página.

 

Conclusão 

Depois de todas essas informações, chegamos a uma conclusão simples, rápida e direta: conquiste clientes, transforme-os em brand lovers e torne-os brandlovrs!

Quem sabe a sua marca não é a próxima a trazermos aqui como case de sucesso com essa estratégia?