“Embaixadores de marca” é um assunto bastante comentado no mercado americano. Marcas originárias do país já estão utilizando esse novo perfil de influenciador em suas estratégias de marketing. Mas, no Brasil, ainda existem dúvidas em relação ao seu verdadeiro conceito e aplicação.

Trazendo um pouco de contexto a você, o marketing de influência está em constante transformação. Em sua primeira fase, em meados de 1980, surgiram os “garotos-propaganda”, personalidades e personagens que representavam as marcas em embalagens, cinema e televisão. A partir dos anos 2000, com o início da era digital, as marcas e o público voltaram a atenção para os influenciadores nas redes sociais e campanhas online.

Portanto, na nova economia criativa, quando o assunto é estratégia de marketing, o que mais se escuta falar é sobre influenciadores digitais, produtores de conteúdo e embaixadores de marca. Porém, é importante entender que existem particularidades em cada um desses perfis.

Os embaixadores serão o foco do nosso tema para que você entenda seu conceito, sua importância e como sua marca pode utilizá-los nas estratégias de marketing.  

O sucesso da sua nova estratégia de comunicação pode depender hoje do entendimento claro de quem são essas pessoas e de como você poderá utilizá-las.

O que são embaixadores de marca?

O termo técnico “embaixadores de marca” vem do inglês brand ambassador e diz respeito a pessoas que representam a marca, o estilo de vida a ela associado e possui profundo conhecimento sobre seus produtos.

Os embaixadores de marca podem ser:

  • Clientes que já utilizam ou utilizaram seus produtos/serviços e exibem seus itens favoritos;
  • Fãs que ainda não possuem seus produtos/serviços, mas que verdadeiramente se identificarem com o posicionamento da marca e desejam testar, divulgar e avaliar publicamente;
  • Nano(mínimo 1.000 seguidores) e micro influenciadores (entre 10 mil e 50 mil seguidores) que possuem certa autoridade no seu nicho de mercado e merecem possuir seus produtos/serviços.

Estes possíveis embaixadores da sua marca possuem um engajamento maior nas redes sociais do que os influenciadores digitais, pois são mais relacionados com seus seguidores, se importam com suas opiniões, comentam e são mais ativos. 

Geralmente possuem menos seguidores, mas apresentam uma maior confiabilidade quando publicam algum produto.

Uma pesquisa realizada pela TINT em 2022 para avaliar o percentual de consumidores que confiam em influenciadores pagos revelou que 6 em cada 10 pessoas se sentem neutras ou não confiam em postagens patrocinadas. 

Isso demonstra uma maior conexão com recomendações mais autênticas, como fazem os embaixadores de marca.

Os embaixadores se identificam a um nível pessoal com uma marca e defendem os produtos que divulgam.

Portanto, para ele não é apenas uma maneira de obter incentivos, não é só uma #publi, uma postagem paga pela marca ao influenciador. É parte de seu estilo de vida.

 

Qual a relevância dos embaixadores de marca para a sua empresa?

Uma pesquisa do Instituto Qualibest, publicada no fim de 2019, revelou que 50% dos brasileiros costumam pesquisar a opinião de influenciadores digitais antes de comprar produtos e serviços. 

Além disso, mostrou que 79% dos entrevistados confiam mais em um influenciador quando ele avalia os produtos com base em experiências reais.

A partir desses dados, é possível tirar insights valiosos. Um deles diz a respeito de ser essencial encontrar o influenciador mais alinhado à sua marca para sua estratégia de marketing. 

Ou seja, aquela pessoa que tenha domínio do mercado em que a empresa se insere e que, de fato, tenha uma boa experiência com o produto ou serviço.

Portanto, não pode ser qualquer influenciador. Se sua marca lança um produto novo no mercado, por exemplo, precisa de um embaixador com sua review, testando e divulgando. 

E, mais, embaixadores de nichos podem ajudar na divulgação de produtos, auxiliando empresas que estejam enfrentando problemas de aquisição ou manutenção de clientes, diminuindo o CAC (custo de aquisição de clientes) e aumentando o LTV (life time value).

Responsáveis por transmitir a mensagem ao público, de forma clara e objetiva, eles também podem ser o primeiro ponto de contato do consumidor com a marca. Ou seja, uma nova opção de canal para atrair novos clientes. Por isso, é preciso que eles conheçam e se identifiquem com o produto.

Com os embaixadores de marca, os valores e propósitos da empresa são transmitidos de forma mais natural. Isso porque eles também são fãs e se identificam com o estilo de vida proposto por ela.

Os embaixadores podem criar ótimos conteúdos sobre revisões de produtos, que serão publicados em suas redes sociais, responderão às dúvidas de clientes reais enviadas via inbox,  enfim, podem criar conteúdos impressionantes juntos à marca. 

 

Como as marcas podem usar embaixadores em suas estratégias?

As marcas podem criar tarefas para seus embaixadores em formato de missões para conquistar alguma recompensa (remuneração, mimos e etc). Estes, ao realizar estas ações, ampliam a visibilidade, aumentam as taxas de engajamento e impulsionam as vendas à medida que seu público interage com os seus conteúdos.

Mas como essa mágica acontece?

Ao contrário do marketing de influenciadores, o marketing de embaixador funciona online e offline e é mais sobre construir sua própria comunidade de clientes e fãs, do que apenas pagar postagens de mídia social. Trata-se de usar vozes autênticas em escala para ampliar sua marca como um todo.

Embora o conteúdo gerado pelo usuário e a interação social façam parte do marketing de embaixadores, não é a única maneira de usar a estratégia com sucesso.

Tipos de campanhas de Marketing de Embaixadores

 

As ações de campanhas com embaixadores podem ser algo simples como curtir a postagem da marca no Instagram ou compartilhar fotos dos produtos, e as marcas que estão sempre de olho nas novidades podem aproveitar ao máximo os canais online e offline com marketing de embaixadores.

A GYMSHARK, marca de roupas de ginástica, por exemplo, criou o desafio "66 Days Change Your Life", no qual desafiou seus embaixadores a pensar grande e estabelecer uma meta de 66 dias para mudar seus hábitos. Os embaixadores postaram diariamente o seu progresso usando a hashtag #Gymshark66 para atrair  a atenção de outras pessoas.

Assim como no online, as campanhas offline também são fenomenais para criar buzz social. Elas, na verdade, tendem a se conectar com o mundo online, em um universo que chamamos de “phygital” para que também possam obter os mesmos benefícios. 

Algumas ideias para campanhas offline são:

  • Distribuir brindes ou amostras em um local público. Fazer com que os embaixadores distribuam pequenos brindes da sua marca no campus da faculdade, por exemplo;
  • Jogos e concursos ao vivo e presenciais. Uma caça ao tesouro, por exemplo, organizada por embaixadores selecionados;
  • Festas exclusivas que seus embaixadores podem organizar para amigos

Complementando o tema, ter uma comunidade engajada através de embaixadores é essencial para p novo momento do marketing digital. Se quiser complementar os estudos, nosso ebook sobre Marketing de comunidade: Manual para construir marcas fortes em 2022 está repleto de informações uteis para fazer o seu negócio crescer no atual cenário da influencia.

ebook marketing de comunidade
         ebook marketing de comunidade

Alguns exemplos de marcas que já utilizam embaixadores de marca:

  • Red Bull e sua comunidade de jovens motivados e dinâmicos. A equipe Wings faz parte do programa universitário mais dinâmico e anti-autoritário do mundo de embaixadores de marca. Seus membros entendem melhor do que ninguém o público alvo da Red Bull dentro das suas faculdades, e são responsáveis por promover a imagem da marca e o entendimento do produto no campus e arredores. É a estratégia da Red Bull de combinar embaixadores de alta energia com sua marca de alta energia que resulta em uma conexão profunda entre empresa e consumidor.

 

  • Adidas e a criação de um programa para remunerar estudantes e atletas universitários nos EUA para serem seus embaixadores da marca. Os embaixadores receberão inicialmente um percentual das vendas realizadas no portal Adidas.com ou no aplicativo da empresa. Além disso, eles também poderão receber por postagens em redes sociais.

 

Como escolher seus embaixadores de marca para um produto?

Seleção de embaixadores

Existem diversas maneiras de recrutar embaixadores. Um ótimo ponto de partida é manter seus clientes satisfeitos e informados. Quanto mais felizes eles estiverem, maior a probabilidade de eles adquirirem (e com recorrência) a sua marca.

Uma vez que sua marca já tenha seguidores nas redes sociais, assinantes de newsletters e grupos em canais de atendimento, você pode incentivá-los a participar.

Porém, você não precisa aceitar todos que se candidatam para fazer parte do seu programa. Isso porque nem todos serão adequados para todas as campanhas que executar.

Muito além dos clientes que mais compram seus produtos ou serviços, é importante identificar aqueles que podem engajar com seu público, muitos já podem até ter feito reviews sem ter recebido nada em troca

Portanto, antes de escolher os embaixadores para sua estratégia de marketing, é importante que você analise os itens abaixo:

  • Pesquise o perfil do candidato para entender se tem fit com sua marca;
  • Analise seu mídia kit, seu “portfólio” (caso possua);
  • Confira se ele costuma se envolver em polêmicas e se isso é um problema para sua marca;
  • Analise seu posicionamento atual para entender se está alinhado com a cultura da sua marca;
  • Ele possui habilidade em conectar marcas e produtos ao público?
  • Há consistência em sua popularidade ou se trata de algo passageiro?
  • Veja como ele se comunica com o público, que tipo de linguagem utiliza;
  • Seus conteúdos e formas de expressão estão alinhados com os valores da marca?

Dica: Além desses pontos, é imprescindível continuar avaliando, mesmo após a escolha, o relacionamento dos embaixadores com sua marca. 

Fidelização de embaixadores

Depois de dedicar um tempo para construir uma comunidade de seus melhores embaixadores, você terá que incentivá-los a ficar. 

Embaixadores leais são seu bem mais precioso e manter uma comunidade unida com seus fãs mais apaixonados e seguidores influentes pode funcionar bem e a seu favor. 

Eles comentarão pelas mídias digitais e até no boca a boca sobre sua marca para quem de fato está interessado em ouvir, assim como escrevendo avaliações cinco estrelas para você/seu site, e também se envolvendo com eventos e lançamentos. 

Tudo isso é muito valioso para uma marca, principalmente numa época onde as avaliações positivas ou negativas ditam se um produto deve ser comprado ou não. E acredite, review bom e verdadeiro ajuda a vender, review ruim não.

Para construir um relacionamento duradouro, você pode incentivá-los colocando-os como os primeiros a saberem sobre os seus novos produtos, convidando-os de forma exclusiva para eventos e festas e enviando brindes, mimos ou descontos especiais. É importante mostrar o quanto sua marca realmente se importa com eles.

Também é fundamental manter a criatividade. Se é divertido ser seu embaixador, por que eles iriam te deixar?

 

Quando investir em embaixadores de marca?

Se a sua marca segue as tendências e se move na velocidade da cultura, a estratégia de marketing de embaixadores já pode ser implementada.

O momento ideal para investir em embaixadores de marca depende da fase atual da sua empresa e dos seus objetivos.

Caso a sua meta, assim como a de muitas empresas hoje, seja gerar buzz social e aumentar a receita, ter embaixadores de marca irá te ajudar nessa missão. 

A exposição da sua marca e de seus produtos para um número maior de pessoas e a um reduzido custo de investimento, fazem dessa estratégia uma grande oportunidade para alcançar excelentes resultados.

E se você está entrando em um novo segmento, o embaixador também pode contribuir bastante. Os embaixadores podem aumentar o tráfego orgânico e a taxa de engajamento da sua marca através do compartilhamento dos seus produtos, recomendações nas redes sociais e facilitam a geração de leads.

O embaixador da marca contribui com a estratégia comercial da empresa. Como o consumidor confia mais nas opiniões de pessoas reais (ou seja, não influenciadas pela mídia) do que de marcas, a conversão de um lead pode ser impulsionada.

Dica de leitura complementar: defina a remuneração de influenciadores de forma eficiente.

Conclusão

As mudanças no comportamento de compra e na forma como as pessoas se envolvem com as marcas exigem uma adaptação rápida das empresas para chegarem ou se manterem no topo. 

Hoje, as ações das marcas devem focar no envolvimento com os clientes, buscando se fazer presente no dia a dia das pessoas e construindo um relacionamento a longo prazo.

Por isso, utilizar a estratégia de embaixadores de marca no marketing da sua empresa é uma excelente forma de escalar um novo canal de vendas e recompensar seus embaixadores. 

Pesquisas mostram que os consumidores confiam mais nas opiniões de pessoas do que de marca. Assim, a presença de embaixadores cria um vínculo mais humanizado com o seu público, garante mais confiança e aumenta o consumo dos seus produtos e serviços.

Em resumo, um embaixador de marca acelera a conversão de leads, amplia o engajamento das redes sociais, conquista novos seguidores e cria uma comunidade para sua marca.

A construção de comunidades apresenta-se, então, como uma saída para reverter o cenário no qual muitas empresas enfrentam hoje: CAC alto e LTV baixo.

Para isso, é fundamental saber escolher seus embaixadores. Todos esses resultados positivos só serão possíveis se o profissional escolhido tiver ligação com o público-alvo, valores e propósitos de sua marca.

Além disso, ter a definição clara dos objetivos da sua estratégia e acompanhar constantemente a performance de cada embaixador da sua marca são pontos essenciais para alcançar os melhores resultados.

Aqui na BrandLovers somos especialistas em marketing de embaixadores. Para ter acesso a mais conteúdos como esse, inscreva-se em nossa newsletter.