Entenda o conceito por trás do termo “defensores de marca” e como essa estratégia pode impulsionar a sua marca no cenário atual.

Diante de uma enorme variedade de opções de produtos encontrados hoje na internet, o grande desafio então é como fazer o seu público-alvo confiar na sua marca e escolhê-la. É nesse contexto tão atual que os “defensores de marca” ganham destaque.

Já está claro que a maneira como as pessoas compram se transformou. E, nunca antes na história da nossa sociedade, os consumidores desempenharam um papel tão forte na decisão de compra como acontece nos dias atuais. 

O avanço da tecnologia e da internet contribuíram para o desenvolvimento de um cenário com inúmeros canais de comunicação para divulgação e facilitaram o processo de escolha dos indivíduos por marcas e produtos. 

Dessa forma, é papel fundamental das empresas modernas não só fazer com que suas ofertas cheguem até os potenciais consumidores. É necessário também promover experiências memoráveis para os seus clientes.

Em um mercado global em que 92% dos consumidores confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar e 70% acreditam nas opiniões de quaisquer outras pessoas no ambiente virtual, as mensagens publicitárias por si só perderam a força. 

Por isso, a sua empresa deve optar por estratégias diferenciadas e personalizadas para alcançar a mente e o coração do cliente. As técnicas de marketing populares já não são suficientes.

Hoje, o consumidor moderno decide por uma marca por meio de fontes que considera confiáveis. Assim, criar relacionamentos legítimos com seu público e conquistar clientes que defendem a sua marca representam uma poderosa ferramenta de venda. 

Ou seja, tão importante quanto conseguir clientes é garantir que eles falem bem da sua marca.

Neste artigo, você vai entender mais a fundo como reconhecer e atrair os defensores da sua marca e porque o Marketing de Defensores é uma tendência para os próximos anos

Quem são os defensores de marca

De forma resumida, um defensor de marca pode ser definido como aquela pessoa que confia e se identifica com uma marca a ponto de promovê-la e recomendá-la às outras pessoas de forma genuína.

Aqui na BrandLovrs chamamos os defensores de marca de embaixadores, ou melhor, “lovrs”. São indivíduos que participam e interagem ativamente dos canais de comunicação, advogando a favor da marca. 

Sabe aquele cliente que está sempre recomendando a sua marca? Ele não é apenas um consumidor, ele é um lovr.

Quando pensamos em pessoas que recomendam uma marca, pensamos logo nos clientes que utilizam ou já utilizaram algum produto, mas o conceito de defensor de marca inclui outras personalidades. Eles podem ser:

  • Clientes que já compraram produtos da sua marca, estão altamente satisfeitos, exibem seus itens favoritos para amigos e interagem com sua empresa nas redes sociais;
  • Fãs ou entusiastas que ainda não possuem seus produtos, mas a defendem com paixão por se identificarem com seus valores e seu posicionamento;
  • Colaboradores que defendem a marca em seus círculos sociais, declaram sua paixão por fazer parte da organização e indicam a empresa e seus produtos;
  • Pequenos influenciadores, afiliados e representantes que se identificam com a marca, divulgam seus produtos e recebem incentivos.

Entregar recursos que são essenciais para o seu cliente pode ser uma excelente maneira de transformá-lo em seu defensor. Porém, é preciso ir mais além.

Como atrair os defensores de marca

O principal ponto de partida para atrair defensores para sua marca é estar disposto a enxergar e escutar os seus consumidores. Investir em construir um relacionamento sólido com seus clientes e colaboradores pode funcionar a seu favor.

Portanto, conheça os seus consumidores e estabeleça um diálogo contínuo com eles. Para isso, existem 3 atitudes básicas:

  1. Pergunte - Faça pesquisas de satisfação periodicamente e por diversos canais;
  2. Ouça - Esteja atento ao compartilhamento de opiniões e experiências dos seus consumidores nas redes sociais. O monitoramento de menções e comentários também ajuda a identificar os seus defensores;
  3. Enxergue - Observe com atenção o comportamento dos consumidores em relação à sua marca e os defensores serão identificados rapidamente.

É importante entender que para advogar a favor da sua marca, os seus consumidores precisam ter experiências positivas com ela. Por ser algo natural, um suporte ruim, por exemplo, não conquista nenhum defensor.

Independente de quanto você tente, nem todo cliente é um lovr. Algumas pessoas visitarão o seu site, farão uma única compra e nada mais. Outras podem até se tornar consumidoras regulares, mas não engajarão com a marca nem estarão dispostas a promovê-la.

Fato é que você não conquista defensores da noite para o dia. Os seus clientes precisam se identificar e se sentir parte da sua marca.

Assim, para atrair os seus defensores de marca, você precisa:

1. Fornecer um produto excelente

É o primeiro passo. Sem um produto que atenda e supere as expectativas do cliente, eles não se tornarão seus defensores.

Muitas vezes, um excelente produto compensa até um marketing sem orçamento para campanhas criativas ou experiências passadas não tão boas do cliente com a empresa.

Portanto, antes de mais nada, garanta a qualidade do que está vendendo.

2. Oferecer uma experiência de marca inesquecível

Cada ponto de contato que o seu consumidor tem com a sua marca constrói a experiência dentro da jornada de compra. 

Envio de produtos dentro do prazo, suporte rápido e eficiente, o cumprimento de promessas de descontos e diversos outros processos precisam de atenção para garantir a satisfação de quem vai realizar ou já realizou a compra.

Dessa forma, uma boa e inesquecível experiência do seu cliente contribui para a promoção da sua marca.

3. Colocar o seu cliente em primeiro plano

O cliente nem sempre tem razão. Porém, fazer com que ele se sinta ouvido cria um sentimento natural de lealdade e reciprocidade entre marca e consumidor.

Para que a sua marca construa essa cultura, capacite o seu time para responder publicamente perguntas e comentários nas redes sociais, divulgue como a sua empresa implementa as sugestões de clientes e adicione às suas perguntas frequentes aquelas que foram feitas por clientes reais.

4. Encorajar os seus clientes a retornarem 

Apenas 2/5 dos consumidores revelaram que levam mais de cinco compras para que desenvolvam lealdade com a marca.

Assim, é necessário criar estratégias de marketing e relacionamento que encorajem os seus clientes a retornarem e se transformarem em seus defensores.

5. Incentivar seus defensores a compartilharem suas experiências

É verdade que os seus defensores recomendam sua marca de forma natural e espontânea. Mas você pode atraí-los engajando-os ainda mais e incentivando através de algumas ações, como:

  • Criação de hashtags da marca que eles possam incluir em legendas e comentários ao postar sobre seus produtos ou serviços, ou uma ação pontual;
  • Inserção de links de compartilhamento social em todas as páginas do site;
  • Elaboração e compartilhamento de algum conteúdo que os clientes possam copiar e colar nas redes sociais.

Você pode, ainda, recompensar seus clientes e fãs com reconhecimento, incentivos e valorização do bom trabalho que fazem ao recomendarem sua marca.

Existem, também, canais e estratégias que você pode (e deve) lançar mão para o recrutamento dos seus lovrs. Dentre elas, temos:

  • Compartilhamento do seu programa de defensores nas redes sociais com link para inscrição;
  • E-mails para sua base de clientes com link para cadastro na comunidade;
  • Pesquisa por perfis que utilizam hashtags relacionadas aos seus produtos para envio de mensagem com convite para se tornar embaixador;
  • Utilização de mídia paga para segmentar e impactar o público com perfil ideal para se tornar embaixador da sua marca.

Dessa forma, entendendo quem são os defensores de marca e sabendo como atraí-los, você já está pronto para dar start na sua estratégia de Marketing de Embaixadores.

O que é Marketing de Defensores

Marketing de Defensores ou também chamado Marketing de Embaixadores já é uma estratégia definitiva fora do Brasil e vem ganhando cada vez mais espaço em nosso país.

Essa estratégia tem como objetivo engajar os clientes e fãs da marca, oferecendo a eles voz ativa para que possam advogar em sua defesa com base nas próprias experiências positivas.

Assim, a partir de incentivos a ações a favor da sua marca, você consegue transformar clientes satisfeitos em um poderoso canal de marketing e vendas para a sua empresa.

Como o antigo e famoso marketing boca a boca, o Marketing de Defensores refere-se a recomendações de uma marca ou seus produtos, mas em maior escala. 

O que difere esse conceito atual é a grande possibilidade que o meio digital oferece para interações entre milhares de pessoas, seja nas redes sociais, sites, blogs, fóruns etc.

Como criar uma estratégia de marketing de defensores

Agora que você já sabe quem são os defensores de marca, como atraí-los e o que é marketing de defensores, é a hora de construir uma estratégia eficiente.

Para isso, existem 6 passos fundamentais para criar uma estratégia de marketing de defensores de marca eficiente:

  1. Definição do objetivo do programa de defensores
  2. Seleção eficiente dos seus lovrs
  3. Alinhamento das metas e expectativas entre marca e defensores
  4. Criação de um processo escalável
  5. Definição das recompensas
  6. Mensuração e otimização do programa

Vamos entender cada um deles à seguir:

1. Definição do objetivo do programa de defensores

A primeira pergunta que você deve se fazer para iniciar o seu Marketing de Defensores é: “Qual é o meu objetivo de negócio com essa estratégia?” 

Você pode ter como foco a conquista de novos defensores, a melhora no engajamento da sua comunidade ou, ainda, o aumento das vendas, por exemplo. É fundamental ter clareza do que a sua marca pretende alcançar.

Para você se aprofundar nesta primeira dica, temos um ebook sobre marketing de comunidade que traz uma visão completa sobre como construir marcas fortes em 2022. Basta clicar no banner logo abaixo.

marketing de comunidade ebook
ebook marketing de comunidade

2. Seleção eficiente dos seus lovrs

Da mesma forma como você busca o seu cliente ideal em sua estratégia de Marketing de Conteúdo, é preciso entender quem você quer ao seu lado no Marketing de Defensores.

Você não precisa aceitar todos os clientes e fãs que se candidatam para fazer parte do seu programa. É importante identificar aqueles que podem engajar com seu público e analisar como se comportam.

Para fazer uma seleção eficiente dos seus lovrs, recomendamos:

  • Pesquisar o perfil do candidato para entender se tem fit com sua marca;
  • Analisar seu mídia kit, seu “portfólio” (caso possua);
  • Conferir se ele costuma se envolver em polêmicas e se isso é um problema para sua marca;
  • Analisar seu posicionamento atual para entender se está alinhado com a cultura da sua marca;
  • Conferir se os seus conteúdos e formas de expressão estão alinhados com os valores da marca.

Lembre-se que é imprescindível continuar avaliando, mesmo após a escolha, o relacionamento dos embaixadores com sua marca. 

3. Alinhamento das metas e expectativas entre marca e defensores

É fundamental que os seus defensores estejam alinhados com os objetivos da empresa e com o que o seu negócio espera deles. Uma relação de confiança recíproca entre marca e membros deve ser construída.

Assim como as tarefas e missões estabelecidas em seu programa devem ser realizadas pelos seus defensores, você, enquanto marca, também deve cumprir com as recompensas prometidas. 

Tenha em mente que aquilo que seus lovrs desejam é aumentar a exposição do seu negócio e contar para mais pessoas que a sua marca existe. 

É uma via de mão dupla. Quanto mais clientes satisfeitos com a marca existir, maior a possibilidade da empresa alcançar melhores resultados e continuar proporcionando experiências positivas.

4. Criação de um processo escalável

Você pode até começar com poucos defensores, mas a médio e longo prazo a sua comunidade certamente vai crescer e precisa ser escalável. 

Ou seja, se você espera um crescimento eficiente do seu programa, ele precisa ser adaptável em termos de gestão e monitoramento. 

Usar apenas ferramentas como Excel, Trello, WhatsApp ou Telegram para gerenciar os processos pode dificultar a criação de um processo escalável. 

É aqui que entra a BrandLovrs, uma ferramenta que permite a construção e gerenciamento da sua comunidade de forma mais fácil, prática, inteligente e com porta-vozes autênticos. 

5. Definição das recompensas

Os lovrs gostam de se sentir únicos. Assim, oferecer benefícios e vantagens exclusivas, além do reconhecimento que o programa já proporciona, pode ser uma excelente tática para engajá-los e fidelizá-los.

A partir da criação de tarefas criativas de marketing que seus defensores deverão realizar, as recompensas podem ser financeiras ou não. Dentre elas, temos:

  • Acesso a conteúdo exclusivo previamente ao lançamento, como amostras de novos produtos;
  • Convites para eventos exclusivos da marca;
  • Outros produtos da marca;
  • Dinheiro.

Estimular o sentimento de pertencimento também é uma das formas de tornar o seu programa mais eficiente.

6. Mensuração e otimização do programa

Chegamos ao último, mas não menos importante passo.

Para a construção de uma boa estratégia de Marketing de Defensores, é preciso mensurar os resultados e otimizar os esforços.

Portanto, defina os KPI’s (indicadores-chave de performance) relevantes para o seu programa e os acompanhe com frequência. Eles darão os insights necessários para ajustar a sua estratégia quando necessário. 

Sem essas informações, a sua estratégia pode não ser tão eficiente quanto o esperado.

Por que utilizar a estratégia de marketing de defensores

Como já mencionado no início deste artigo, o cenário da publicidade mudou e hoje as estratégias populares de marketing já não são mais suficientes. 

A criação de conteúdo, a construção das etapas do funil de marketing e os anúncios patrocinados em diferentes mídias continuam sendo importantes. Porém, a concorrência aumentou e as empresas sentiram o aumento do CAC (Custo de Aquisição de Clientes) nesses canais.

Os consumidores modernos desejam relacionamentos reais e esperam viver uma vida onde o consumo, a troca, as relações estejam integradas e fluidas, sem interrupções. Ou sua marca faz parte real da vida do seu consumidor, ou ela não fará parte de

maneira alguma.

Assim, em um momento em que a opinião de um cliente sobre o seu produto no seu site ou em suas redes sociais ganha cada vez mais relevância, é fundamental contar com defensores e porta vozes autênticos da sua marca

Portanto, a estratégia de Marketing de Defensores ou Embaixadores é a ferramenta mais eficaz para atrair novos clientes e aumentar a receita a um custo baixo. Uma pesquisa revelou que as marcas retomam U$6,50 para cada U$1,00 gasto nessa estratégia.

Caso ainda não esteja tão claro o porquê de utilizar essa estratégia em sua marca, à seguir listamos algumas de suas vantagens dos embaixadores de marca:

  • Aumento da visibilidade da marca
  • Crescimento do reconhecimento e da consideração da marca
  • Construção de relacionamentos duradouros com clientes
  • Geração de conteúdo orgânico
  • Expansão das vendas

Como a BrandLovrs pode te ajudar

Provavelmente você, assim como muitas empresas, já enxergaram o poder dos defensores de marca. 

Porém, o mundo digital ainda pode apresentar desafios como o gerenciamento de forma escalável, o engajamento recorrente e o monitoramento eficiente de uma comunidade de lovrs.

A BrandLovrs surgiu para quebrar essas objeções. 

Com essa tecnologia tão atual, a sua marca pode ativar e nutrir de forma prática e inteligente os relacionamentos com consumidores, seguidores e fãs que a amam e a recomendam genuinamente.

Para fazer parte do futuro das marcas e ser recomendado pelos seus melhores vendedores (seus clientes), acesse o nosso site e saiba mais sobre a BrandLovrs.